quinta-feira, 29 de julho de 2010

Chic & Facile!

Tudo bem... sabemos que é polêmico... Mas é difícil negar... Foie gras é muito bom! Além disso, é super fácil e rápido de preparar. Uma das entradinhas mais sofisticadas que você pode servir. Por prudência, é melhor perguntar aos seus convivas se comem fígado de ganso ou, alternativamente, deixar de stand-by uma saladinha...

Não hora de comprar não confunda com o patê de foie gras. Nesta receita estamos falando do fígado mesmo, que, em geral, vem embalado a vácuo e tem uma cor, eu diria, hummm... “meio bege”.

Apesar de “um pouco caro”, uma peça de foie rende bastante porque, como é marcante, você deve servir apenas um pedacinho (algo como uma fatia de 6 cm de comprimento).

Ingredientes:

Fois gras

Sal

Pimenta do reino


Molho (para 2 pessoas):

100 ml de vinho do porto

2 colheres (sobremesa) de açúcar

Opcional: tangerina, laranja, figo ou outra fruta de sua preferência


Para acompanhar: torradinhas.

Primeiro deixe o foie gras descongelar. Para cortar molhe uma faca com água fervendo (aprendi isso e faço sempre, mas precisar mesmo não precisa...). Corte fatias de 1,5 cm de largura. Como o fígado é irregular pode ser que você não consiga uma fatia perfeita de 6 cm de comprimento - não tem problema! Quando eu falo em 6 cm é apenas para dar uma noção de quantidade, não importa se forem 2 ou 3 pedaçinhos menores, OK?!

Antes de levar à frigideira prepare o molho. Assim, ele estará pronto ao finalizar o foie, e basta você dar uma “esquentadinha” rápida.

Numa panelinha coloque o vinho do porto e o açúcar, mexa até dissolver, e deixe ferver até ele ficar com uma consistência mais grossa. Se quiser coloque pedaços de fruta. Retire e reserve.

No molho da foto abaixo eu coloquei 2 pedaços de tangerina com casca para dar um gostinho (esses pedaços eu não utilizei no prato, mas se você colocar um figo, por exemplo, pode servir junto). Mas, como disse, isso é opcional. O molho de vinho do porto pode ser servido sem fruta alguma.

Voltando ao foie gras.

Leve ao fogo alto uma frigideira e deixe esquentar bastante. Como o foie já é gorduroso você não precisa colocar nada na frigideira.

Tempere um dos lados com sal e pimenta do reino. Eu uso sal marinho que já vem no moedor, acho que facilita a vida nessa hora. Basta uma “moída” ao longo do pedaço. Mesma coisa com a pimenta do reino - essa sempre moída na hora.

Coloque o lado temperado em contato com a superfície da frigideira. Enquanto ele doura - o que é super rápido, cerca de 1’ a 2’ - tempere o lado de cima. Vire e deixe mais 1’ a 2’. PRONTO!

Passe num papel toalha para que o excesso de gordura seja absorvido.

Esquente rapidinho o molho.

Coloque o foie num pratinho bacaninha e derrame o molho sobre ele e nas laterais para dar um charme.

Sirva com torradinhas. E correndo - porque é bom quentinho.

Vai lá e arrasa!!!
Este serviu 2 pessoas com fome!


E, claro, não poderia deixar de colocar uma foto desta camiseta recém-adquirida!

quinta-feira, 22 de julho de 2010

Mais Fotos e Dicas Rápidas de Paris

As famosas sapatilhas Repetto

Vitrine Louboutin


Fila na LV - Champs Elysées  





Amorino! Este é de Côco e Gianduia

 Fauchon

Ladurée 

Muitos lugares e vontades... Pouco tempo... Seguem algumas dicas rápidas para você escolher dependendo do foco, claro...

Ruas para passear:

Rue de Grenelle (Louboutin e outras lojas descoladas) - Rue du Four (tem uma Repetto lá - nº 51) - Rue de Sèvres - nessa sequência caminhando até o Bon Marché.

Boulevard St. Germain - onde estão os famosos e “turísticos” cafés de Flore e Le Deux Magots.

Rue du Faubourg St. Honoré - Rue St. Honoré (váaarias lojas).

Avenue Montaigne - Chanel, Louis Vuitton e outras grifes famosas. Essas lojas não ficam tão cheias como a da Rue Cambon (Chanel) e Champs Elysées (LV - viram a foto da fila, né?!), e há mais chance de encontrar uma vendedora disponível... No final do dia você vai “precisar” de um drink... Então, feliz ou ½ arrasadinha já pensando no cartão (no meu caso fico feliz e arrasadinha ao mesmo tempo, tomo 2 taças de champagne!), vá com suas sacolas para o bar do Hotel Plaza Athenée ou fique na varanda do restaurante L’Avenue, ambos na mesma rua.

Se der tempo não deixe de passear pela Île Saint Louis - tomar 1 ou 2 sorvetes por lá - e seguir a pé até a Pont des Arts.

Loja de departamento: Bon Marché.

Supermercado: La Grande Epicerie de Paris (do lado do Bon Marché) e Monoprix (vários pela cidade). Eu adoro um supermercado...

Sorvetes: Amorino (47 Rue Saint-Louis en l'Ile e vários outros endereços pela cidade) ou Berthillon (31 Rue Saint-Louis em I’Ile). Essa última é considerada uma das melhores sorveterias do mundo. Prove os dois, vale à pena!

Chocolates: Jean Paul Hevin. É dele o título: “The” Chocolatier de La Rue Saint-Honoré (nº 231).

Macarons & outras gostosuras: Fauchon (30, Place de La Madeleine) e LaDurée (16 Rue Royale). Pra mim os macarons LaDurée são imbatíveis. Todos deliciosos! Não deixe de provar o de rosas e o de baunilha.

Restaurantes (alguns de váriossss):

Benoit - 20 rue Saint Martin. Bistrô do “grupo Alain Ducasse”. Comida tradicional francesa. Faça reserva.

L’Atelier de Joel Robuchon, 5 Rue de Montalembert. Moderninho e serviço no balcão. Não aceita reserva.

Les Cocottes, 135 Rue Saint-Dominique. Bem informal e também no “estilo balcão”. Não aceita reserva.

La Société, 4 Place Saint-Germain des Prés. Mais um sucesso dos “Irmãos Costes”. Dress up, SVP! E faça reserva.

Badaladinhos: Café Costes (239, Rue Saint-Honoré), Pershing Hall (49 Rue Pierre Charron), Cantine de Faubourg (105 Rue du Faubourg Saint-Honoré), Mezaninno do L’Alcazar (62, Rue Mazarine - para um drinque).

Crepe: Crêperie des Canettes - 10 Rue des Canettes.

Ruas movimentadas à noite: Rue Princesse e imediações.

Lojas legais: Colette (213, St. Honoré), Paul & Joe (2 Avenue Montaigne e também nas lojas de departamento), Merci (111, Boulevard Beaumarchais).

Domingo: quase tudo fecha.... Dia de passear pelo Marais!



segunda-feira, 19 de julho de 2010

Gwyneth na Cozinha?!

É isso mesmo! Capa da VOGUE americana de agosto, Gwyneth Paltrow - além de linda, ganhadora do Oscar, mãe de 2 filhos e casada com o vocalista da banda Coldplay - ama cozinhar e vai lançar um livro de culinária em fevereiro de 2011.

O livro já tem nome: “My Father’s Daughter”. Com certeza irei comprar e experimentar várias receitinhas... Achei super “cute”, aliás, como ela própria ao mencionar: “Invest in what’s real. Clean as you go. Drink while you cook. Make it fun. It doesn’t have to be complicated. It will be what it will be.”

Sou da mesma tese! 100%! VIVA LA VIDA!

Algumas fotos da VOGUE:






sexta-feira, 9 de julho de 2010

Michel & Augustin - J'Adore!


As embalagens são, como diria meu amigo François, cheias de bossa. Provei pela primeira vez num café (também cheio de bossa) que fica perto da Rue de La Paix.  Estava com a minha mãe e, exaustas de tanto andar, paramos para um café. Aí vi uma caixinha super fofa, provei o biscoito e fiquei fã. Agora vi (e provei, claro) que eles tem uma "espécie" de chocolate. São amanteigados e uma delícia! E tem ilustrações e frases legais.

Sorria e a vida te sorrirá de volta!


Viva a vida e os amigos!

A vida é um carnaval gourmet!


Nosso grande segredo para viver "la vie en rose": 1) coma pouco, 2) de tudo, 3) beba água, 4) rebole!





terça-feira, 6 de julho de 2010

É Verão em Paris!


Não tem jeito... Paris é.... PARIS! Qualquer que seja a estação do ano.

Neste final de semana, dias lindíssimos (e super quentes) de verão, ruas e cafés lotados de turistas e todas as lojas em liquidação! É isso aí! Nem eu sabia... mas de 30 de junho a 1 de agosto é temporada de SOLDES. Vale marcar no calendário. Entrar na Gallerie Lafayette era missão impossível - parecia um formigueiro, não consegui encarar... O Bon Marché, apesar de cheio, estava “transitável”, mas, mesmo assim, a única coisa que consegui comprar no meio daquela gente toda foi um chapéu (lindo), até porque o sol era tanto que o “produto” era de primeira necessidade.

Mas o melhor a fazer mesmo era passear e curtir essa cidade MARRRRAVILHOSA. Muita gente na rua, chapéus para todos os lados, roupas leves, sandálias baixinhas, chinelos e muito muito astral!

Pela primeira vez consegui alugar a VELIBO - aquela bicicleta pública. Já tinha tentado 2 vezes sem êxito, e por um tempão, em outras 2 viagens... acabei ficando com aquela vontade frustrada. Só depois fiquei sabendo que o sistema aceita apenas cartão de crédito com chip (parece que American Express também). Então, dessa vez, precavida, fui com esses 2 cartões! E pasmem, quase não deu certo de novo! Achei a máquina super confusa. E se não fosse a ajuda “humanitária” de um “franco-australiano-meio hippie” eu estaria lá até agora...

Para quem está de viagem marcada, vale a pena ler o “roteiro” com as dicas abaixo:

1) Você rola “um treco” e aperta o botão que corresponde ao aluguel de 1 dia;

2) Diz que aceita os termos do contrato, blá, blá, blá - tudo apertando um "V" (validez - ou, na minha tradução livre - “vitória”)

3) A máquina pede o cartão de crédito e você o coloca (rezando pra dar certo), demora 1 pouquinho (na verdade, cheguei a me desesperar com meu cartão preso na máquina... mas é só esperar que a máquina vai acabar soltando);

4) O aluguel é super barato, acho que é 1 Euro, mas a máquina diz que haverá uma caução de 150 Euros - você aperta o “V” - é sua única opção se quiser tirar a bicicleta...;

5) Aí (essa parte é super importante) aparece na tela 1 número com 4 dígitos - VOCÊ TEM QUE DECORAR ESSE NÚMERO!!!

6) Na sequência, dá uns “5 VALIDEZ” até que um tíquete acaba saindo da máquina.


Você pensa que acabou e se dirige para pegar uma das bicicletas. ERRADO! Você deve permanecer na máquina.

Eu, naquele momento “turista idiota”, fui com o tíquete até a bicicleta e fiquei passando como se fosse um código de barras de supermercado por uns 5’. Claro que não funcionou! Entrou em cena de novo o “moço franco-australiano-gente boa-hippie", que devia estar rindo de mim já há algum tempo. E me ensinou que:

7) Você pega o tíquete e volta pra máquina (no meu caso é “volta”, mas o certo é nunca ter deixado a máquina);

8) A máquina pede o número grande que consta no tíquete - você digita;

9) Aí ela pede o número de 4 dígitos que você DEVE TER MEMORIZADO. Por isso falei que isso é importante, lembra?! Só soube dessa necessidade de memorizar ali na hora, e lembrava vagamente do meu número, isso porque estava há 5’ achando que havia uma leitura ótica na bicicleta... Sem comentários, SVP. Acabei chutando 2 vezes errado e me desesperei total, achando que ia ser igual cartão de crédito com bloqueio na terceira tentativa errada. De novo o “franco-australiano-hippie-bacanérrimo” me salvou! Ele tinha visto o meu número porque estava atrás na fila, e deve ter sacado que eu não sabia que era pra memorizar...

10) Enfim, você digita essa senha de 4 dígitos e, finalmente, aparece os números das bicicletas disponíveis;

11) Você escolhe 1 - não se preocupe porque todas aquelas que aparecem na tela estão em perfeitas condições de uso;

12) Vai até ela - estão todas numeradas - e puxa pra trás pra ela soltar.


UFA! VOILÁ! Bom Passeio!


Vale muito à pena!!! E não esqueça: pode devolver em qualquer lugar, mas na hora de encaixar a bicicleta se certifique que a luz fica vermelha, indicando que ela foi travada. Isso também foi dica do “franco-australiano-gentil” ao me ajudar a retirar a bicicleta logo no começo do passeio. E que passeio! Valeu cada segundo! Divido algumas fotos com vocês. Bisous et à bientôt!


Sensação térmica! Vitrine parisiense