terça-feira, 24 de agosto de 2010

Crème Brûlée

Era 1997, estava morando em Nova Iorque, e até então nunca tinha ouvido falar em crème brûlée. Foi lá que assisti “O Casamento do Meu Melhor Amigo”, e nesse filme, se vocês não lembram, tem um diálogo entre a Julia Roberts (Julianne) e a Cameron Diaz (Kimmy) sobre crème brûlée x gelatina. Algumas pessoas são crème brûlée, outras gelatina... Gosto é gosto...

Julianne: Okay, you're Michael, you're in a fancy french restaurant, you order... crème brûlée for dessert, it's beautiful, it's sweet, it's irritatingly perfect. Suddenly, Michael realises he doesn't want crème brûlée, he wants something else.

Kimmy: What does he want?


Julianne: Jello.


Kimmy: Jello?! Why does he want jello?


Julianne: Because he's comfortable with jello, jello makes him... comfortable. I realise, compared to crème brûlée it's... jello, but maybe that's what he needs.


Kimmy: I could be jello.


Julianne: No! Crème brûlée can never be jello, you could never be jello.


Kimmy: I have to be jello.


Julianne: You're never gonna be jello.



Saí do cinema com um desejo: provar o tal creme que arrasa a pobre da gelatina - “lindo, doce e irritantemente perfeito”! E foi paixão à primeira colherada! O local: Balthazar, restaurante que até hoje freqüento quando vou a NY (80 Spring St.). A sobremesa, claro, é sempre a mesma...


Muito tempo depois comprei um maçarico, testei váriasss receitas e voilá!

Aqui vão 3 variações: crème brûlée tradicional, com capim santo, e na tortalete.


Apesar de fácil de fazer, é preciso ter cuidado para o creme não talhar em 2 momentos: quando levar ao fogo e ao forno.


Ah, e tem que ter o maçarico! Aproveite a receita  e compre um, é um charme e dá uma sensação poderosa de “As Panteras”. Descobri que ele também é bastante útil quando não acho fósforo para acender as velas... Mas cuidado ao manuseá-lo, OK?!



O CRÈME BRÛLÉE TRADICIONAL


Ingredientes:


6 gemas

100 gramas de açúcar de confeiteiro

600 ml de creme de leite fresco

1 fava de baunilha

Açúcar demerara


* Você vai precisar de: 6 ramekins e maçarico.


Etapa 1: bata as gemas com o açúcar até ficarem esbranquiçadas (com um batedor de clara = fouet ou garfo). Reserve. Faça um corte longitudinal na fava de baunilha e leve ao fogo com o creme de leite, mexendo sem parar até esquentar bem, mas não deixe ferver. Você vai reparar que os pontinhos pretos da baunilha vão aparecer no creme.


IMPORTANTE: não deixe ferver, do contrário o creme vai talhar.


Etapa 2: retire do fogo e vá colocando o creme, aos poucos, na mistura de ovos e açúcar, e misture ligeiramente com o batedor (fouet) . Leve ao fogo essa mistura (com a fava de baunilha) e mexa sem parar até engrossar (+ - 10 a 15 minutos). NÃO DEIXE FERVER. Retire do fogo, tire a fava de baunilha. Despeje o creme em ramekins (até a metade de sua altura). Dá uns 6.


Etapa 3: Coloque os ramekins em banho-maria numa assadeira (a água deve bater na metade do pote), e leve ao forno pré-aquecido (180 a 200º). Asse por aproximadamente 50 minutos ou até ficar firme. CUIDADO PARA A ÁGUA DA ASSADEIRA NÃO FERVER, senão o creme vai talhar.


Etapa 4: retire os ramekins da assadeira e deixe esfriar. Coloque-os na geladeira. Eu gosto de deixar bastante tempo na geladeira, às vezes de um dia pro outro. Uns 10’ antes de servir, retire da geladeira e polvilhe a superfície com açúcar demerara, retirando o excesso. Queime o açúcar com o maçarico, fazendo movimentos circulares até caramelizar. Sirva!


PS 1. Prefira os ramekins mais altinhos (como o redondo que está nas fotos) porque eles vão ao forno em banho-maria.



PS 2. Se você errar o ponto do creme, é bem provável que ele amoleça um pouco ao caramelizar o açúcar. Se isso acontecer, leve os ramekins de volta à geladeira e sirva uns 15 ou 20’ depois.


PS 3. Acho divertido levar o maçarico à mesa e deixar meus convidados “brincando de caramelizar” a própria sobremesa. Eu já vi amiga que “se apegou tanto” que queria caramelizar o crème brûlée de todo mundo - foi um custo fazer ela largar o maçarico; e de outro amigo, que estava com o maçarico na mão, escutei: “nasci pra fazer isso”!



PS. 4. A fava de baunilha não pode ser substituída por “extrato de baunilha”. Nem pensar, OK?! A fava é uma marrravilha! Deixa uns pontinhos pretos no creme, que dão o sabor da verdadeira baunilha. Aliás, se você provar 1 crème brûlée sem esses pontinhos pretos pode saber… é 1 farsa! E depois de fazer o crème brûlée, você pode lavar a fava com água, e colocar no açucareiro - sempre faço isso - é o chamado “açúcar baunilha”, que uso pra tudo.




CRÈME BRÛLÉE COM CAPIM-LIMÃO


Foi a primeira vez que fiz esta variação e adorei o resultado! Vou fazer sempre. Ficou delicado, suave, e  mais perfumado... 



Ingredientes:


Os mesmos da receita tradicional + um punhado de capim-limão (também conhecido como capim-santo ou capim cidreira).

A receita é idêntica à anterior, a única diferença é que ao levar o creme ao fogo para engrossar (etapa 2), você vai adicionar o capim-limão, amassando-o antes com as próprias mãos.


Quando a mistura estiver consistente (lembre: não deixe ferver!), retire do fogo. Tire a fava de baunilha e o capim -limão. Coloque o creme nos ramekins e siga as etapas 3 e 4.




CRÈME BRÛLÉE NA TORTALETE


Servir o crème brûlée na tortalete é diferente e charmoso. A massa é fácil de fazer e fica uma delícia, bem amanteigada, mas a receita exige tempo... é melhor você fazer de um dia pro outro...


Créme brûlée: mesmos ingredientes do “tradicional” ou com capim santo.


Ingredientes da massa:


150 gr de farinha de trigo (e mais um pouco para abrir a massa)

25 gr de açúcar

125 gr de manteiga gelada com sal

1 colher (sopa) de água

Corte a manteiga gelada em quadradinhos. Numa vasilha misture, com as mãos, a manteiga, o açúcar e a farinha até ficar uma mistura esfarelada. Adicionar a colher de água e amassar com as mãos toda a mistura até obter uma massa homogênea e macia. Faça uma bola, enrole com filme plástico e leve à geladeira por 30’.


Retire da geladeira, corte em 6 pedaços, e abra a massa (com um rolo, uma garrafa ou até com as mãos) numa superfície enfarinhada. Procure dar à massa uma espessura de + - 5 cm. Molde a massa nas forminhas de tortaletes, e fure toda a base com um garfo. Leve à geladeira por 20’.


Retire da geladeira e cubra as forminhas com papel alumínio, fazendo o papel encostar na base e nas laterais internas. Encima do papel coloque uns grãos de feijão crus. Leve ao forno pré-aquecido por 15’. Retire o papel alumínio e os feijões, e retorne ao forno por mais 15’ ou até a massa ficar dourada e crocante como um biscoito amanteigado. Retire do forno e deixe esfriar.


A essa altura você já preparou o crème brûlée até a “etapa 2”. Deixe esfriar um pouco, e ao invés de colocar o creme nos ramekins você o colocará nas tortaletes (tanto faz se for o tradicional ou com capim-limão).


Deixe as tortaletes de 1 dia pro outro na geladeira.


No dia seguinte, polvilhe o creme com o açúcar demerara (retirando o excesso) e queime-o com o maçarico. Retire da forminha e sirva.


Se preferir, caramelize o açúcar com o maçarico e leve novamente à geladeira antes de servir. Retire da forma e voilá!



PS 1. O tamanho da tortalete vai depender de você. Dá até pra fazer em forminha de empadada.


PS 2. Ao invés de colocar o açúcar demerara e caramelizar - é isso que dá o aspecto de crème brûléé - você pode colocar encima do creme um pouquinho de geléia (framboesa, frutas vermelhas, cassis) no centro e decorar com framboesa, blueberry ou cassis. Fica lindo e é uma delícia.


Vamos às fotos!


Esta "belezura" é a fava de baunilha!



O famoso maçarico


Tortaletes furadinhas e já assadas


Olha que beleza! Com o crème brûléé - repare os pontinhos da baunilha




Outra "belezura da natureza" - Capim-Limão (colhi no jardim!)


As 3 versões de crème brûlée, já com açúcar mas esperando a ação do maçarico.

Da esquerda pra direita: tradicional, na tortalete e capim-santo

O maçarico já esteve por aqui. Pronto pra servir!








E o grand finale!!!

O vídeo "crèmme brûlée vs gelatina" no "O Casamento do Meu Melhor Amigo" (você também tem 1?! O meu A-D-O-R-A gelatina...)






3 comentários:

  1. já estava na hora de atualiza ein! bj

    ResponderExcluir
  2. rs,rs, for sure, "you´re never gonna be jell-o!!" rs,rs

    ResponderExcluir
  3. Ana, que delícia!! Quase lambi a tela do computador!! Tudo bem que gelatina é bom, até a gelatina colorida da minha sogra é uma maravilha, mas Crèmme Brûlèe é simplesmente dos Deuses!!!! Kisses aos montes Annita e Cia

    ResponderExcluir