quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Bolo de Limão da "Mãe da Emily"

Primeiro tenho que explicar a “Emily” (nome baseado no filme “O Diabo Veste Prada”)... Ela foi minha assistente no trabalho por um tempo. A Emily era folgada daquele tipo “sem noção".


Pedir pra abrir meu requeijão que estava na geladeira (hummm...), comer meu requeijão (tudo bem), comer TODO o requeijão (hã?!), demorar 3 semanas para comprar outro?! Como disse, sem noção... Mas o pior mesmo foi quando ela me telefonou 1 da manhã de domingo para segunda, com uma voz ótima, para avisar que não ia trabalhar na segunda. Tragicômico, né?!




A equipe ficou meio chateada. Não pela saída da Emily em si, mas pela falta que o “bolo da mãe da Emily” iria fazer. Sim, por que todo o aniversário ou ocasião especial, a “Social-Emily” levava um bolo fresquinho de limão, verdinho, meio azedinho, que era o maior sucesso. Até então eu nunca tinha provado um bolo de limão igual, e era mesmo muito gostoso.



Eu tinha que fazer alguma coisa! Eu tinha que achar uma receita igual ou pelo menos parecida para a equipe “órfã do bolo da mãe da Emily”. A Emily nunca deu a receita do famoso bolo, dizia que era um super segredo da mãe, etc, etc.



Mas hoje tem internet... Uma maravilha pra quem tenta achar qualquer coisa, e um desastre para quem faz de suas receitas um “segredo de família”, como a Emily. Pesquisei, pesquisei, e achei! Fiz um bolo que parecia ser igual e levei de surpresa pro trabalho.



Resultado: era idêntico ao “bolo secreto”! Foi totalmente aprovado por todos, e ainda hoje é um dos mais pedidos nos aniversários. Faço com prazer! E com mais prazer ainda dou a receita pra todo mundo que pede. É super fácil!



Só não sabia de uma coisa... e só na internet descobri... A mãe da Emily... Adivinhem... Pelo visto é a Ana Maria Braga! Afinal, foi no site dela que achei 2 versões desse bolo “segredo de família”...



Vamos ao bolo!

Massa:
4 ovos
1 copo de iogurte natural
½ copo de óleo (pode usar o copo de iogurte mesmo)
1 pacote de gelatina sabor limão
1 pacote de mistura para bolo sabor limão
1 colher (sobremesa) de fermento em pó

Bata no liquidificador os ovos, iogurte, óleo, gelatina, e a mistura para bolo. Quando a mistura estiver homogênea, acrescente o fermento e misture. Como a mistura vai ficar espessa, pode ser que o liquidificador não tenha potência para misturar. Não tem problema. Tire o liquidificador da tomada, pegue uma espátula ou colher de pau e misture à mão.

Unte uma forma de bolo com óleo e farinha de rosca. Despeje a massa e leve ao forno.

Eu uso aquela forma com buraco no meio mas, se preferir, pode ser tabuleiro.

Asse por cerca de 40’ em forno médio.

* Enquanto o bolo está no forno faça a cobertura.

Cobertura:
1 lata de leite condensado
Suco de limão a gosto (2 a 3 limões) coado.
Raspas de limão

Bata no liquidificador todos os ingredientes e leve à geladeira para deixar o creme mais consistente.

Desenforme depois de o bolo esfriar.

Coloque a cobertura e por cima raspe a casca de 1 limão para enfeitar.







Nenhum comentário:

Postar um comentário