sexta-feira, 23 de abril de 2010

O Melhor Pudim de Leite Condensado do Mundo



Dei esse nome porque acho mesmo que é a melhor receita - daí o melhor pudim - que se pode encontrar. E olha que por muito tempo procurei...

Minha lembrança de pudim de leite condensado é de infância, da casa do meu Tio Noca. A Dirone, que trabalhava lá, fazia essa sobremesa com uma particularidade - numa forma sem o furo no meio e na boca do fogão e não no forno. A receita se foi a com a Dirone... Depois veio o pudim da mãe da Melissa, que nunca dava certo comigo. O da Tia Leonor é maravilhoso e leva côco. Mas essa receita que a Isabela, minha irmã, conseguiu com um chef de hotel, a meu pedido, é simplesmente the best!

Mas aí tinha o problema da calda. Sempre tive “medo” dessa calda, e receita que a Isa conseguiu não falava nada. Achava muito complicado untar a forma com ela, que vem fervendo e pode acabar queimando a gente porque gruda em tudo. E, ainda por cima, endurece rápido. Mas achei a solução: no livro “Todas as Técnicas Culinárias” (Le Cordon Bleu) tinha uma receita de calda caramelo que pareceu simples, testei e fiz só uma pequena alteração...

Fazer pudim é fácil, basicamente é só bater tudo no liquidificador. Untar a forma com a calda fervendo é meio chatinho... mas se pega o jeito. Mas uma coisa é inevitável: ele vai ficar umas 2 horas no forno... Vale a pena! Todo mundo vai gostar!

É uma sobremesa para fazer no dia anterior ou de manhã se for servir à noite.

Pudim:
10 gemas
500 ml de leite integral
2 latas de leite condensado

Eu gosto de coar as gemas para tirar aquelas “coisinhas brancas” e a película... Mas tem gente que coloca direto. No liquidificador bata primeiro as gemas, rapidamente. Depois junte os demais ingredientes e deixe bater até misturar bem. Faça a calda.

Calda:
250 g açúcar
225 ml água

Numa panela misture o açúcar e água com uma colher (só um pouco), deixe ferver (sem mexer mais com a colher) e abaixe o fogo, balançando a panela de vez em quando para dourar por igual, até conseguir um tom dourado-escuro. Cuidado para não deixar escuro demais e queimar.

Assim que obter a coloração despeje - com TODO O CUIDADO possível para não se queimar - a calda na forma de pudim. Vá girando - PROTEJA AS MÃOS com um pano ou luva de silicone porque a forma vai ficar super quente - para que a calda grude também nas laterais. Não precisa chegar até a borda da forma, algo em torno da metade da altura, ou até um pouco menos, já está bom (veja a foto). Você também pode usar uma espátula para ajudar nesse processo, que tem que ser rapidinho porque a calda, como falei, endurece. Se isso acontecer - a calda endurecer antes de você conseguir untar toda a forma - reaqueça rapidamente, mas com cuidado para ela não queimar, e você também não, please!

Forma pronta, dê uma última batidinha no pudim e despeje na forma. Leve ao forno em banho-maria por, aproximadamente, 2 horas em fogo médio.

Ponto certo para desligar o forno: após, aproximadamente, 2 horas, você vai notar que a superfície do pudim ficou dourada (foto), e se mexer na forma do pudim vai ver que ele está consistente. Quando isso acontecer pode desligar o forno. Deixe esfriar antes de colocar na geladeira.

Gosto de deixar na geladeira por, pelo menos, umas 4 horas. O melhor é fazer de véspera e servir só no dia seguinte.

Desenformar: não é difícil. Passe uma espátula ou faca sem corte nas laterais da forma. Bata com cuidado a forma numa superfície lisa, usando um pano de prato para “amortecer” o impacto. Coloque um prato encima da forma (lembre que tem uma calda, então o prato não pode ser muito raso) e vire-a, batendo com as mãos no fundo da forma. Levante com cuidado e... Voilá!

E o que fazer com as claras?!

10 comentários:

  1. Querida Ana Paula, parabéns! Lendo suas receitas, acabo de descobrir duas coisas: um, que sei cozinhar e, dois, que sei comentar blogs. Além de saborear virtualmente o seu tentador pudim, tive o gosto de provar a história dele, doce como são as recordações de família. Aliás, proponho repassarmos o nome da Dirone à Interpol para recuperarmos a tal receita secreta. E olha, legal o detalhe do aproveitamento das claras: abaixo a nutridiscriminação! Enfim, é bonito ver alguém compartilhar generosamente um dom, distribuí-lo na internet como quem semeia alegrias. Vou tentar - e errar - sua receita, até acertar... Beijo (no quarto & descalço)!

    ResponderExcluir
  2. Martha A. Guimaraes Passos29 de abril de 2010 às 02:17

    Tia Linda !
    Aqui estou eu, na Australia, onde a unica sobremesa que eles conhecem eh a Pavolva, lambendo meus beicos soh de ver esse pudim lindo!!!!! (hmmmmmmmmmm)
    Ahhh, que saudade das sobremesas da casa da vovo Heloisa, da bagunca na cozinha e dos champagnes a beira da piscina !

    ResponderExcluir
  3. Faz esse pudim pra mim?rs

    ResponderExcluir
  4. Nosssssssssa que pudim eh esse???? PERFEITO!!!! Realmente o melhor que jah comi... Eu tambem vinha procurando a melhor receita de pudim ha tempos mas sem sucesso e nas minhas procuras pelo google achei o seu blog e resolvi testar a receita... Parabens!!! Tem mais alguma receita preciosa dessas ai??? Por favor compartilhe com a gente.... AMEI!!! Aprovadissima.... Ludmila (Londres-UK)

    ResponderExcluir
  5. E as claras, num usa msm...
    Valeu as dicas...

    ResponderExcluir
  6. Déééééfnitely.

    Eu não gostava de pudim até o dia em que vc disse: passa ali na geladeira e pega um pudinzinho. Como eu disse no email, é de se derreter. E comida para mineiro é muito mais que comida... Veja o post "Comida" em chilicomchocolate.blogspot.com . Muitos beijos!!!

    ResponderExcluir
  7. Oi, tem um aspecto optimo, mas o que e leite integral? - Sera leite gordo?

    As pequenas nuaces entre o Portugues BR e PT :)

    Obrigada :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exato Sofia, leite integral, aqui no Brasil, é o leite mais gordo que existe. Mais magro que este vem o Desnatado e o Semi-Desnatado.

      Excluir
  8. Esse pudim é nota 10. Adorei e para mim também passa a ser o melhor do mundo.

    Betina

    ResponderExcluir
  9. Eu de novo comentando o pudim. Obrigada pela rapidez com que vc me respondeu. O pudim tá no forno e amanhã vai ser de novo aqueeeeele sucesso! Mtos beijos e saudades

    ResponderExcluir