sexta-feira, 23 de abril de 2010

Soufflé de Goiabada


Sobremesa rápida e charmosa, não é muito doce e deve ser servida assim que sair do forno - vale avisar que está quentinha... Use uma goiabada pastosa de boa qualidade. A calda de queijo é opcional, e se for fazer sirva separado, de preferência numa jarrinha bem pequena para derramar encima da sobremesa.

Para o soufflé:

8 claras
450 gramas de goiabada pastosa
1 pitada de sal

Bata as claras em neve (use a potência máxima da batedeira), e assim que elas começarem a ficar firmes, sem parar a batedeira, coloque 1 pitada de sal. Deixe bater até que as claras fiquem bem consistentes. Vá despejando a goiabada aos poucos, até obter uma mistura rosada e homogênea.

Coloque o soufflé em potinhos até o nível máximo, ultrapassando um pouco a borda, e sem nivelar (fica mais bonito assim) - ele vai crescer mas não vai transbordar, fique tranquila. Se certifique que os potinhos podem ir ao forno.

Forno médio.
10 a 15 minutos.

Para a calda:250 gr de creme de leite fresco
3 a 4 colheres (sopa) de requeijão cremoso

Leve ao fogo mexendo até aquecer e a mistura ficar homogênea - mas sem deixar ferver. Coloque numa jarrinha e sirva morno. 

2 comentários:

  1. Essa pode ser a sobremesa do nosso esperado jantar só para amigas!!! Ueba!

    bjk,

    Léla

    Sugestão: Porque não posta a receita daquele BRIGADEIRÃO?!

    ResponderExcluir
  2. Ana,
    A primeira vez que eu comi o "Soufflê de goiabada com calda de catupiry" foi no restaurante "Carlota" no Rio de Janeiro e fique simplesmente encantada!!!
    Felicidade maior foi encontrar essa maravilhosa receita em seu blog - ameeeiii!!!
    Gostaria que você fizesse parte do facebook para ver que eu estou acompanhando as receitas do seu blog por meio de um convite da Isabela Guerra e enviei o convite do seu blog para várias amigas também, parabéns!!!
    Ah você está linda na foto, aliás sempre...rsrsss
    Bjão, Cecília Nogueira (Céci).

    ResponderExcluir