domingo, 9 de maio de 2010

Suco de Luz do Sol




Apesar da correria dos últimos dias, em quase todos fiz este suco que adoro. A receita é da Ana Branco. E antes de falar “arrrgh” depois de ler os ingredientes - do yourself a favor - experimente! É uma delícia, é doce, não precisa de açúcar ou adoçante, e tá na cara que é saudável e nutritivo. SHOW! Fica ainda melhor (necessário, talvez) na manhã depois de uma boa festa...

Bebo esse suco em jejum e só depois de meia hora tomo café da manhã.

A preparação demora um pouquinho, é verdade, mas se você deixar todos os ingredientes lavados ajuda bastante.

Você vai precisar de um liquidificador e uma redinha, que funciona como uma espécie de peneira. Essa redinha que vem com um elástico por volta você acha em restaurantes e lojas de produtos naturais.

Se tiver uma centrífuga (eu não tenho) você pode usar para as maçãs e cenouras, mas de qualquer maneira o liquidificador não sai de cena.

E germinar as sementes (tudo bem que às vezes esqueço e vai sem elas mesmo...) faz a gente lembrar de quando era pequeno e fazia aquela experiência de germinar feijão com algodão molhado. Lembra?!


Para o suco - serve 2 pessoas (eu tomo tudo!):

2 maçãs sem sementes (com casca)

½ cenoura

1 pepino japonês

Hortelã (umas 10 folhinhas)

Inhame (1 pedacinho)

Gengibre (1 pedacinho, mas varia conforme o gosto, eu AMO gengibre)

Couve ou chicória (3 folhas com talo e tudo, prefiro a couve)

2 colheres de sopa de grãos germinados (sempre uso linhaça, mas pode ser aveia, girassol, trigo, centeio)


Faço assim:

Bata primeiro só as maçãs (se for preciso coloque 1 mínimo de água), e use o pepino para ajudar a bater, se for o caso. Coloque o elástico da redinha ao redor de um recipiente, despeje o suco das maçãs e coe.

Você côa com a ajuda das mãos. Espremendo a redinha.

Depois coloque o suco das maças coado no liquidificador e junte os outros ingredientes, deixando bater até obter um líquido verde. Coe na mesma redinha que você usou para as maçãs.

Minha irmã diz que enquanto a gente côa é pra cantar o mantra: “tem bioporã, tem bioporã, água de arreté, água de arreté”... Na receita da Ana eu não li nada disso... Mas como mal não faz... vamos cantar, né?! E tomar o suco mais feliz ainda!

Se precisar que fique mais doce, coloque mais 1 maçã.


Germinando grãos:

1. Coloque os grãos que usará num vidro e cubra com água.

2. Deixe de molho por uma noite (8 horas).

3. Cubra o vidro com a redinha ou um pedaço de filó e prenda com um elástico.

4. De manhã despeje a água e enxágue os grãos na torneira, usando a redinha ou um escorredor.

5. Deixe o escorredor num lugar sombreado e fresco .

6. Enxagüe pela manhã e à noite.

O tempo da germinação varia. Os grãos ficam prontos para serem consumidos assim que sinalizam o processo do nascimento (foto).

Às vezes coloco os grãos antes de germinarem porque não deu tempo... E às vezes esqueço de colocar os grãos de molho e acabo fazendo o suco sem os grãos...

Um comentário:

  1. Amiga, esse eu tomei e amei. Logo qdo me ofereceu, fiquei com maior receio daquela coisa VERDE! RS... mas confesso que depois de ter acordado às 5am para montar um casamento, sendo que um dia antes eu tinha saído para jantar e voltado às 2am prá casa... Me senti nova em folha e ainda encarei uma festa que bombou e consegui dançar até 5h30, acredita?!?!? Esse realmente é milagroso e uma delícia. Ele não é redbull, mas dá asas prá voar.Kkkkkkkkkkkkkkkk. Bjk, Léla

    ResponderExcluir