quinta-feira, 29 de julho de 2010

Chic & Facile!

Tudo bem... sabemos que é polêmico... Mas é difícil negar... Foie gras é muito bom! Além disso, é super fácil e rápido de preparar. Uma das entradinhas mais sofisticadas que você pode servir. Por prudência, é melhor perguntar aos seus convivas se comem fígado de ganso ou, alternativamente, deixar de stand-by uma saladinha...

Não hora de comprar não confunda com o patê de foie gras. Nesta receita estamos falando do fígado mesmo, que, em geral, vem embalado a vácuo e tem uma cor, eu diria, hummm... “meio bege”.

Apesar de “um pouco caro”, uma peça de foie rende bastante porque, como é marcante, você deve servir apenas um pedacinho (algo como uma fatia de 6 cm de comprimento).

Ingredientes:

Fois gras

Sal

Pimenta do reino


Molho (para 2 pessoas):

100 ml de vinho do porto

2 colheres (sobremesa) de açúcar

Opcional: tangerina, laranja, figo ou outra fruta de sua preferência


Para acompanhar: torradinhas.

Primeiro deixe o foie gras descongelar. Para cortar molhe uma faca com água fervendo (aprendi isso e faço sempre, mas precisar mesmo não precisa...). Corte fatias de 1,5 cm de largura. Como o fígado é irregular pode ser que você não consiga uma fatia perfeita de 6 cm de comprimento - não tem problema! Quando eu falo em 6 cm é apenas para dar uma noção de quantidade, não importa se forem 2 ou 3 pedaçinhos menores, OK?!

Antes de levar à frigideira prepare o molho. Assim, ele estará pronto ao finalizar o foie, e basta você dar uma “esquentadinha” rápida.

Numa panelinha coloque o vinho do porto e o açúcar, mexa até dissolver, e deixe ferver até ele ficar com uma consistência mais grossa. Se quiser coloque pedaços de fruta. Retire e reserve.

No molho da foto abaixo eu coloquei 2 pedaços de tangerina com casca para dar um gostinho (esses pedaços eu não utilizei no prato, mas se você colocar um figo, por exemplo, pode servir junto). Mas, como disse, isso é opcional. O molho de vinho do porto pode ser servido sem fruta alguma.

Voltando ao foie gras.

Leve ao fogo alto uma frigideira e deixe esquentar bastante. Como o foie já é gorduroso você não precisa colocar nada na frigideira.

Tempere um dos lados com sal e pimenta do reino. Eu uso sal marinho que já vem no moedor, acho que facilita a vida nessa hora. Basta uma “moída” ao longo do pedaço. Mesma coisa com a pimenta do reino - essa sempre moída na hora.

Coloque o lado temperado em contato com a superfície da frigideira. Enquanto ele doura - o que é super rápido, cerca de 1’ a 2’ - tempere o lado de cima. Vire e deixe mais 1’ a 2’. PRONTO!

Passe num papel toalha para que o excesso de gordura seja absorvido.

Esquente rapidinho o molho.

Coloque o foie num pratinho bacaninha e derrame o molho sobre ele e nas laterais para dar um charme.

Sirva com torradinhas. E correndo - porque é bom quentinho.

Vai lá e arrasa!!!
Este serviu 2 pessoas com fome!


E, claro, não poderia deixar de colocar uma foto desta camiseta recém-adquirida!

2 comentários:

  1. Aninhaaa!! Amei o blog, arrasou! Vou sempre acompanhar suas dicas e receitas. Bjos Manu

    ResponderExcluir
  2. Anaaaaa!!!
    Não sabia do Blog, e foi uma surpresa deliciosa... De dar água na boca literalmente!!!
    Parabéns!!!
    Bjs
    PS.: Precisando de cobaias, só avisar!!! rs

    ResponderExcluir