terça-feira, 6 de julho de 2010

É Verão em Paris!


Não tem jeito... Paris é.... PARIS! Qualquer que seja a estação do ano.

Neste final de semana, dias lindíssimos (e super quentes) de verão, ruas e cafés lotados de turistas e todas as lojas em liquidação! É isso aí! Nem eu sabia... mas de 30 de junho a 1 de agosto é temporada de SOLDES. Vale marcar no calendário. Entrar na Gallerie Lafayette era missão impossível - parecia um formigueiro, não consegui encarar... O Bon Marché, apesar de cheio, estava “transitável”, mas, mesmo assim, a única coisa que consegui comprar no meio daquela gente toda foi um chapéu (lindo), até porque o sol era tanto que o “produto” era de primeira necessidade.

Mas o melhor a fazer mesmo era passear e curtir essa cidade MARRRRAVILHOSA. Muita gente na rua, chapéus para todos os lados, roupas leves, sandálias baixinhas, chinelos e muito muito astral!

Pela primeira vez consegui alugar a VELIBO - aquela bicicleta pública. Já tinha tentado 2 vezes sem êxito, e por um tempão, em outras 2 viagens... acabei ficando com aquela vontade frustrada. Só depois fiquei sabendo que o sistema aceita apenas cartão de crédito com chip (parece que American Express também). Então, dessa vez, precavida, fui com esses 2 cartões! E pasmem, quase não deu certo de novo! Achei a máquina super confusa. E se não fosse a ajuda “humanitária” de um “franco-australiano-meio hippie” eu estaria lá até agora...

Para quem está de viagem marcada, vale a pena ler o “roteiro” com as dicas abaixo:

1) Você rola “um treco” e aperta o botão que corresponde ao aluguel de 1 dia;

2) Diz que aceita os termos do contrato, blá, blá, blá - tudo apertando um "V" (validez - ou, na minha tradução livre - “vitória”)

3) A máquina pede o cartão de crédito e você o coloca (rezando pra dar certo), demora 1 pouquinho (na verdade, cheguei a me desesperar com meu cartão preso na máquina... mas é só esperar que a máquina vai acabar soltando);

4) O aluguel é super barato, acho que é 1 Euro, mas a máquina diz que haverá uma caução de 150 Euros - você aperta o “V” - é sua única opção se quiser tirar a bicicleta...;

5) Aí (essa parte é super importante) aparece na tela 1 número com 4 dígitos - VOCÊ TEM QUE DECORAR ESSE NÚMERO!!!

6) Na sequência, dá uns “5 VALIDEZ” até que um tíquete acaba saindo da máquina.


Você pensa que acabou e se dirige para pegar uma das bicicletas. ERRADO! Você deve permanecer na máquina.

Eu, naquele momento “turista idiota”, fui com o tíquete até a bicicleta e fiquei passando como se fosse um código de barras de supermercado por uns 5’. Claro que não funcionou! Entrou em cena de novo o “moço franco-australiano-gente boa-hippie", que devia estar rindo de mim já há algum tempo. E me ensinou que:

7) Você pega o tíquete e volta pra máquina (no meu caso é “volta”, mas o certo é nunca ter deixado a máquina);

8) A máquina pede o número grande que consta no tíquete - você digita;

9) Aí ela pede o número de 4 dígitos que você DEVE TER MEMORIZADO. Por isso falei que isso é importante, lembra?! Só soube dessa necessidade de memorizar ali na hora, e lembrava vagamente do meu número, isso porque estava há 5’ achando que havia uma leitura ótica na bicicleta... Sem comentários, SVP. Acabei chutando 2 vezes errado e me desesperei total, achando que ia ser igual cartão de crédito com bloqueio na terceira tentativa errada. De novo o “franco-australiano-hippie-bacanérrimo” me salvou! Ele tinha visto o meu número porque estava atrás na fila, e deve ter sacado que eu não sabia que era pra memorizar...

10) Enfim, você digita essa senha de 4 dígitos e, finalmente, aparece os números das bicicletas disponíveis;

11) Você escolhe 1 - não se preocupe porque todas aquelas que aparecem na tela estão em perfeitas condições de uso;

12) Vai até ela - estão todas numeradas - e puxa pra trás pra ela soltar.


UFA! VOILÁ! Bom Passeio!


Vale muito à pena!!! E não esqueça: pode devolver em qualquer lugar, mas na hora de encaixar a bicicleta se certifique que a luz fica vermelha, indicando que ela foi travada. Isso também foi dica do “franco-australiano-gentil” ao me ajudar a retirar a bicicleta logo no começo do passeio. E que passeio! Valeu cada segundo! Divido algumas fotos com vocês. Bisous et à bientôt!


Sensação térmica! Vitrine parisiense













Nenhum comentário:

Postar um comentário