terça-feira, 29 de junho de 2010

A "Lei do Menor Esforço"... Penne ao Pomodoro!

A lei do menor esforço existe, e na minha opinião deve ser usada sempre que necessário. Não estou falando de passar no drive thru de um fast food - se bem que isso é bom de vez em quando - mas de preparar algo gostoso, super fácil e rápido.

Quando quero colocar "a tal lei" em ação na cozinha, me vem à mente quase que imediatamente: penne ao pomodoro! Ou qualquer outro tipo de massa que preferir. Molho de tomate, pra mim, é confort food. Então, se rola um cansaço no final do dia, e você está com preguiça de sair de casa... é a receita ideal. Os ingredientes geralmente estão na dispensa de qualquer casa - até naquelas onde os donos não cozinham nada, ou quase nada, e moram sozinhos...

Da última vez - semana passada, pra ser exata - foi a vez da "lei do menor esforço PLUS"! Isso por que juntei ao molho pedaços de peito de frango assado - desses de supermercado, tipo "televisão de cachorro, sabem?! E o resultado = ficou uma delícia!!!

Explico: troquei de fogão, já era hora do almoço e nada de instalarem! Eu estava no trabalho e a Rosa, que trabalha comigo há anos, me ligou alertando. Acabei parando no supermercado e comprando um frango pra ela almoçar. Claro que comi também, e com um pãozinho fresco e uma boa mostarda... Pedi pra ela dar um sumiço no que sobrou, mas ao chegar à noite reparei que tinha deixado na geladeira um peito de frango. Não sei até hoje se foi pra mim ou pra Paris (minha cachorra), mas o fato é que acabei cortando em tiras e colocando no molho de tomate! E,como eu disse, ficou muito bom!!

Esta foto não dá água na boca?!




Um bom queijo parmesão e manjerição fresco (A-D-O-R-O, e esses enooooormes aí de cima peguei na minha horta!) ajudam muito.

Bem, com ou sem frango assado, com salsicha, salmão, e, principalmente sozinho, o molho pomodoro é um clássico absoluto, onde o menor esforço, num exemplo de caso raríssimo, encontra um excelente resultado. 


Ingredientes (2 pessoas sem muita fome):

1 lata de tomate pelati
1 cebola média picadinha
4 cabeças de alho picadinho
Azeite extra-virgem
Sal à gosto
Pimenta do reino moída na hora
1 pitada de açúcar ou 1 colher de chá (para cortar o ácido do tomate)


Refogue a cebola e o alho em bastante azeite até amolecerem um pouquinho. Cuidado para não dourar. Em fogo médio, derrame toda a lata de tomate pelatti na mesma panela, e amasse os tomates inteiros com um garfo . Coloque sal e pimenta do reino à gosto, e o acúcar. Misture tudo e experimente. Acerte o sal e a pimenta, se necessário. O molho está PRONTÍSSIMO!

A massa presumo que todos saibam fazer, né?! Qualquer coisa é só ler a embalagem - Dio Santo!

Massa pronta, é só colocar o molho por cima + parmesão ralado + manjerição, se gostar.

Você também pode jogar toda a massa no molho e dar uma "misturadinha" para ficar com bastante molho, e então servir os pratos. Às vezes faço assim...

* Se for colocar frango ou qualquer outro ingrediente, faça ao final. E lembre que se estiverem temperados (como o caso do frango assado), é melhor não colocar muito sal no início. Coloque só um pouquinho e deixe para acertar o sal depois de todos os ingredientes na panela.

Um comentário:

  1. Q delícia, também sou da turma que faz aqueles pratos que todo mundo acha que você passou dez horas na cozinha fazendo, mas na verdade você fez esta maravilha em menos de dez minutos!!! Bravíssimo!!!!

    ResponderExcluir