sexta-feira, 23 de abril de 2010

O Começo!



Assunto: Nóóóóóóóóóóóóóóóóóóóóóóóó


Aninha, é assim que mineiro fala quando se impressiona com alguma coisa. Sua receita de pudim estreou em BH no último sábado, num almoçinho básico de família, e desapareceu em aproximadamente 10 minutos. Meu priminho de cinco anos comeu apenas quatro pedaços bem-servidos, e a marmanjada lambeu os beiços.

Quando tiver mais receitas destas, por favor, envie. Sucesso total!


Beijoca, Vicky


Já tinha pensado em criar um blog antes, mas hesitei, afinal, se ainda não terminei de escrever meu livro de receitas (com o mesmo título do blog), não fazia muito sentido me aventurar como “blogueira”, ainda mais que sou “meio” alheia a esse “mundo virtual” - não tenho facebook, nunca entrei no Orkut ou Twitter (???), e depois de uma semana de trabalho evito ficar na frente do computador... Mas aí veio o e-mail da Vicky pedindo mais receitas, e todas as outras pessoas que fazem o mesmo toda vez que eu apareço com um bolo (por mais simples que seja) ou um jantarzinho em casa... Conclui, então, que a idéia do blog podia ser ótima - todos poderão acessar as receitas sem que eu tenha que ficar enviando e-mail! Sem contar que às vezes acabo esquecendo de mandar... Também poderei ter um feedback sobre as receitas (espero!), e, ainda, me livrar um pouco da ansiedade ao adiantar algumas “aventuras culinárias” enquanto o livro não sai do “forno”. Animadíssima!!! ;-)




Minha idéia é compartilhar receitas, sempre com fotos da preparação e do resultado final - é tão bom ler receita com foto, né?! E assim vou recheando este blog aos poucos, completando com o glossário e outras dicas - não necessariamente de culinária, já que posso ficar dias, ou até semanas (pra ser sincera) sem cozinhar nada...




Dica 1: A mais óbvia de todas: ingredientes mais frescos e de mais qualidade dão resultados melhores. Tenho amigos que ficam loucos quando me vêem “gastando” um bom roquefort num molho. Mas acho que fica ótimo assim, e, geralmente, é esse o queijo que tá dando bobeira na geladeira. Hortaliças e verduras compro no dia em que vou preparar ou no dia anterior.




Dica 2: Cozinha moderna, fogão “último tipo”, e utensílios domésticos sofisticados não são necessários. É claro que alguns equipamentos facilitam o trabalho, mas estão longe de serem considerados indispensáveis. Se perguntar pra minha mãe o que não pode faltar numa cozinha, ela certamente dirá - uma colher de pau! Eu uso muito o liquidificador (aliás, tenho que trocar o meu que está péssimo) e a batedeira (linda - adoro!). Troquei meu fogão velhinho há pouco tempo, e minha cozinha não é nenhuma maravilha...




Dica 3: Nada de mau humor! Claro que o melhor é cozinhar feliz, de bem com a vida e com música! Sozinha, acompanhada, rodeada por sua família ou de amigos, com cachorro no pé pedindo uma lasquinha - tanto faz. Você pode até cozinhar triste, melancólica, saudosa... Mas de mau humor - NUNCA! Se você se “auto-diagnosticar” com “isso”, faça uma escolha rápida e sensata - peça pizza!




Dica 4: Cozinhar envolve prática, tentativa e, infelizmente, às vezes erro... Não tem jeito, faz parte do “processo culinário”, ainda mais se você estiver começando agora... Não se assuste e não fique com medo - espante a preguiça e TENTE! Mas, atenção, se você está procurando impressionar outra pessoa que não seja você, sugiro que tente fazer a receita antes, assim você ficará menos nervosa e mais segura na hora “H”. E olha que isso não é desvantagem de principiantes, até hoje acerto muito mais o ponto do medalhão de filet quando faço só pra mim...


Cozinhar é uma delícia! E fazer uma comidinha gostosa, simples ou mais sofisticada, pra você e pra quem você gosta é super gratificante.




E então, vamos começar?!


Beijos,




Nana



PS. Já deixo registrado o meu “sorry” caso não consiga atualizar este blog com aquela freqüência... Afinal, “my book is on the table”!!!



Com a Paris após uma tarde de soufflé (para o almoço) + pudim (para um jantar de aniversário) e fotos para este blog, que é totalmente caseiro...



14 comentários:

  1. Bienvenue!!! Super, hum bon appétit! Bisous

    ResponderExcluir
  2. Lindaaaaa!!! Adorei a foto, as receitas, TUDO.
    bjão, Vila

    ResponderExcluir
  3. Darling,
    Amei o blog!!!! Que orgulho da minha amiga e madrinha super linda, chic, descolada, talentosa e agora... chef de cuisine!!!!!
    Parabéns e sucesso!!!!
    Beijos da amiga e afilhada,
    Ju
    P.S: O afilhado está mandando um beijo e já me exigiu que eu faça o melhor pudim do mundo kkkk

    ResponderExcluir
  4. Natalia Veloso Barbosa28 de abril de 2010 às 15:03

    Ana,querida, a primeira palavra que me vem a cabeça depois de ler o seu blog é DELICIA !!!
    Delicia te ver tão linda na foto; Delicia te ver feliz com esse novo projeto; Delicia ler e imaginar o sabor das receitas ... e mais, imaginar que talvez, sob sua batuta (ou colher de pau ?) também possamos nos arriscar na cozinha !!! Sucesso, Ana. Hoje e sempre ! bjs Natalia (Tati)

    ResponderExcluir
  5. A cozinha eh o espaco mais gostoso da casa.
    eh onde rola a interacao da galera;
    eh onde rola o pre-preparo, preparo e o tao esperado "Plat du jour";
    e eh onde rola boas lembrancas, lindas historias e oootimas gargalhadas!
    J'ADORE PLUS QUE TOUT ! hmm nham nham !
    Um beijo super especial
    ENERGIA POSITIVA PRA VC, PRO BLOG, PRA SUA COZINHA !!!!
    e eh isso : ARRASA COMO SEMPRE !
    ameeei o blog :)

    ResponderExcluir
  6. Querida Pauls,

    O melhor ingrediente das suas receitas é sem dúvida seu jeito de ser.
    Adorei o blog.
    Na qualidade de sua vizinha posso me dar ao luxo de não ter que me aventurar na cozinha, pois sempre posso degustar das receitas carinhosamente feitas por vc.
    Hum, dá prá fazer aquela cheesecake???
    bjo Carla

    ResponderExcluir
  7. Ana mais que querida! Amei o blog! Como vc e tudo o que vc faz: lindo!!!!

    ResponderExcluir
  8. Ameiiiiiiiii!!! Esta muito chic como vc!! Ja chamei minha mae para anotar a receita do pudim..rsss!!
    Amore vc vai longe assim!!!
    Bjs
    Sandinha

    ResponderExcluir
  9. ANA, MUITO BOM,,DIVERTIDO,INTERESSANTE...QUE BOM SABER QUE VOCE TEM ESSE PASSATEMPO MARAVILHOSO...

    MILTON

    ResponderExcluir
  10. Ana Paula,
    Tudo muito lindo! Você sabe que eu não vou me aventurar em qualquer receita, mas certamente a Ana Flávia vai. Charmoso, elegante e muito bem escrito. Tem o seu jeito.
    "Lapin"

    ResponderExcluir
  11. Guilherme Cunha Costa10 de junho de 2010 às 10:41

    Aninha, Demais!!!
    Somente uma pessoa espiritualizada, amiga dos amigos, diferenciada, compententissima, mto acima da média, linda por dentro e por fora... para fazer questão de dividir suas receitas!!!
    Parabéns por tudo o que faz e por tudo o que és!!!
    Grande beijo,

    ResponderExcluir
  12. Parábens...por essas receitas maravilhosas.Ficou tudo muito Lindo!!!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  13. Amazing site and very nice cook!
    Cristian Miguens

    ResponderExcluir
  14. Querida Ana Paula, seu blog está o máaaaaximo! Está na hora de vc vir preparar comigo umas lagostas na praia da Lagoinha/CE! Programe-se e venha se divertir no Terra do Sol! Estou com saudades de vc! Beijos, Denise Lucena

    ResponderExcluir