domingo, 16 de maio de 2010

Jantarzinho Rápido I - Penne Roquefort & Medalhão de Filet



É rápido mesmo! E, pra melhorar, suja pouca coisa... Saiu do teatro ou cineminha e o pessoal resolveu que o melhor lugar pra jantar é sua casa?! Este é o prato ideal!

Uso penne, mas pode ser qualquer tipo de massa.


Para o molho (2 pessoas) :

2 xícaras de creme de leite fresco

100 gr. de roquefort ou gorgonzola

Noz moscada


Coloque a massa para cozinhar com bastante água, 1 colher (café) de sal e um fio de azeite. O tempo de cozimento está na embalagem. Geralmente o tempo indicado pelo fabricante deixa a massa “al dente”. Eu sempre deixo 1 ou 2 minutinhos a mais. Gosto é gosto...

Se você nunca fez uma massa na vida, faz assim para descobrir o “ponto” da massa que você gosta: depois do tempo de cozimento indicado, “pesque” um penne e mastigue. Se a consistência estiver dura pra você, deixe uns minutinhos a mais. Se estiver boa, escorra a massa imediatamente.

Enquanto a massa está cozinhando, coloque o queijo com o creme de leite fresco numa panela em fogo médio. Mexa até obter uma mistura homogênea. Abaixe o fogo. Rale a noz moscada - o suficiente para cobrir a superfície do molho que está na panela. Misture bem. Sem parar de mexer, deixe o molho esquentar mas SEM FERVER - quando o creme de leite ferve acaba talhando.

A quantidade de noz moscada depende do gosto. Eu adoro. Geralmente ralo 2 vezes (2 superfícies). O ideal é ir provando e checando o sabor.

Não coloco sal por que o queijo já é marcante. Se achar o molho forte demais - coloque mais creme de leite. Fraco - mais queijo. Prove sempre para ajustar o molho ao seu gosto. E se você quiser, coloque um pouquinho de sal. PRONTO!

Depois de escorrer a massa, é só colocar o molho sobre ela ou jogue-a dentro da panela do molho, misture e sirva.


Medalhão:

2 medalhões

Pimenta do reino em grãos

Sal

1 colher (sobremesa) de manteiga

Azeite

Medalhão que se preza tem cerca de 3 dedos de altura ou um pouquinho menos. Os supermercados, muitas vezes, têm os cortes prontos, mas se não achar, compre o filet inteiro e corte em casa.

Amasse os grãos de pimenta do reino grosseiramente com um socador (ou com qualquer coisa!)

Numa frigideira bem quente, aqueça 1 colher (sobremesa) de manteiga com 1 fio de azeite e sele* os filets -3 a 5 segundos de cada lado. Se preferir, e sua frigideira permitir (depende do material), pode selar os filets sem a manteiga e o azeite.

Retire, passe a pimenta nos 2 lados do medalhão apertando bem (com a mão mesmo ou com ajuda de 1 espátula). Coloque sal dos 2 lados.

Com a frigideira bem quente grelhe a carne até obter o ponto desejado**. Leve ao forno (médio) pré-aquecido na própria frigideira (se o material dela permitir isso) ou num tabuleiro pré-aquecido, e deixe mais uns 2 minutos.

Retire e deixe descansar por 2 a 3’ antes de servir com a massa.


* Selar a carne: para que não perca seu “suco” e não fique ressecada e dura, devemos “selar”, isto é, grelhar a carne por 3 a 5 segundos de cada lado sem colocar nenhum tempero. Só depois de selar a carne temperamos.


** O ponto da carne:

Olha pessoal, não vou mentir não, às vezes erro o ponto. Gosto da carne “ao ponto” e às vezes fica bem passada... É que depende muito do fogão, da altura da carne... Nada melhor que tentar...

Algumas dicas:

Mal passada: 3’ de cada lado.

Ao ponto: 4 a 5’ de cada lado.

Bem passada: 6’.

Você também pode enfiar uma faca no centro do medalhão. Se sair um pouco de sangue está no ponto, e se quase não sair líquido está bem passada.

Bon Appetit!

2 comentários:

  1. nossa essa receita e muito boa, nao sei cozinhar nada, mas com essa explicação tenho certeza q vai sair boa.
    parabenizo a outora dessa receita ela explica divinamente bem.

    ResponderExcluir
  2. Nossa adorei a receita, muito facil, e a explicação entao, maravilhosa, nao sei cozinhar nada mas assim fica fácil. Beijo adorei obrigada tenho certeza que vai ficar muito gostoso.

    ResponderExcluir