terça-feira, 15 de junho de 2010

Junho... Friozinho... CANJICA!




Pra mim é CONFORT FOOD. Quando penso em CONFORT FOOD me vem à cabeça pijama, meia quentinha, um dia de frio, DVD... Comida que abraça, esquenta e por isso conforta. Sopa, chocolate quente, creme de aspargos... e, claro, canjica!

É engraçado que a maioria das pessoas só come canjica nas festas juninas, não acham?! Nunca entendi isso muito bem, até porque os ingredientes nunca saem das prateleiras do supermercado. Quando estou com vontade, pego e faço, não importa a estação do ano! Com côco, sem côco, com amendoim, com canela... gosto de todas as variações. Minha única exigência: tem que estar quente!

Domingo fiz uma panela enoooorme e comi o dia inteiro! Tava um friozinho delicioso. Na segunda-feira levei pra turma do trabalho, e quando fui esquentar uma xícara pra mim já tinha acabado! Todo ano é assim - “campeã de audiência”! Amanhã vou fazer mais!


Ingredientes:

500 gr de canjica

1 litro de leite integral

1 pacote de 100 gr côco ralado

2 garrafinhas (de 200 ml) de leite de côco

2 latas de leite condensado


Primeiro lave a canjica no escorredor de arroz e deixe de molho por umas 8 horas. Eu coloco de molho à noite e faço na manhã do dia seguinte.

Cozinhe a canjica numa panela grande e com bastante água. Tampe, deixe em fogo alto e espere uns 30’ para conferir se os grãos estão macios. Se precisar deixe mais. E coloque mais um pouco de água se for necessário.

Quando os grãos estiverem macios (não precisa escorrer a água onde a canjica cozinhou) junte os demais ingredientes, misture bem e deixe ferver. PRONTINHO!


* Eu morro de medo de panela de pressão, e por isso nem tenho uma... Mas se você for do “tipo destemida” - GO GIRL - ela vai te poupar tempo, e, seguramente, gás.

* Se você quiser ainda mais doce (O.M.G.!), coloque 1 ou 2 colheres de sopa de açúcar.

* Se não gostar de côco simplesmente não coloque.

* Com um pouquinho de canela em pó por cima fica uma delícia, mas não é todo mundo que gosta. Deixe-a sempre disponível, e quem quiser coloca na sua xícara/potinho ou numa "canequinha" como a minha! 

* Se gostar com amendoim, acrescente 1 xícara de amendoim torrado e moído. Em alguns supermercados você já acha pronto. Se não achar e quiser muito... coloque o amendoim cru num tabuleiro, leve ao forno para assar (cuidado pra não queimar) e depois, quando esfriar, tire a casca. Como?! Esfregando um punhado de amendoim entre suas mãos. Noooossa! Como lembro da mamãe no jardim fazendo isso, balançando e levantando o tabuleiro pra cima e pra baixo para as cascas voarem... Canjica e pé-de-moleque!!!


PS. Traduzindo "O.M.G." = OH, MY GOD!


2 comentários:

  1. Ana, provei da canjica.
    Eu sou suspeita, porque sou canjicólatra, mas sua receita é D E L I C I O S A....

    Equilíbrio de cremosidade, doçura, e grãos de canjica na consistência ideal!

    Parabéns!
    PS.: e vamos divulgar esse blog, né?!

    Beijos

    Flavia Esperança Fonseca (Cerimonial - Apex)

    ResponderExcluir
  2. My goddd essa canjica é tudo isso que disseram aí em cima cremosidade, consitência e doçura????rss
    Já para cozinhaaaa eu quero!!!!!kk
    Já esta na lista pudim, brigadirao e canjica...ahh e o peixe que vou pedir para o David fazer!!
    Adorei!!!!
    bjss
    Sandinha

    ResponderExcluir